segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EXERCÍCIOS RENASCIMENTO E REFORMA PROTESTANTE

RENASCIMENTO

01)(FUVEST 99) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humanidade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que
a) Corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;
b) Aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais religiosas decorrentes do humanismo;
c) Surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;
d) Corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;
e) Foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

02)(UFV 03) O termo Renascimento tem origem nos textos evangélicos de São João e São Paulo, significando a idéia do segundo nascimento, o nascimento do homem novo ou o renascimento espiritual do homem para Deus. Na Idade Média, este sentido permaneceu indicando a volta do homem a Deus. No entanto, quando utilizado para descrever o processo que teve início na Itália e se propagou pela Europa Ocidental, no final século XIV, adquiriu outros significados, tais como:
I - a renovação das concepções políticas do Estado e o resgate da idéia das origens naturais das instituições humanas.
II - a reprovação a todo e qualquer movimento de renovação religiosa que pregasse o retorno às fontes originais do cristianismo.
III - a reafirmação das concepções filosóficas humanistas, entre elas a valorização da cultura da Antigüidade Clássica.
IV - a difusão do naturalismo e do interesse pela investigação empírica da Natureza.
V - a crítica ao preceito do caráter divino do poder terreno e a adoção da prática de interferência do papado na política.
Dos significados adquiridos pelo termo Renascimento, são CORRETOS:
a)   II, IV e V.      b) I, II e V.     c) II, III e IV.   d) I, II e III.   e) I, III e IV.

03)(UFF 03) A passagem da cultura medieval para a cultura moderna, a partir do século XV, anunciou um novo conjunto de referências para o homem, a natureza e o mundo. Assinale a opção que contém a informação incorreta quanto à constituição da cultura moderna.
a) A arte renascentista denota o processo de construção do homem moderno.
b) O Renascimento consagrou a vitória da razão individual, instância suprema da cultura moderna.
c) As obras Gargantua e Pantagruel, de Rabelais, constituíram-se nas primeiras críticas à orientação individualista da cultura moderna.
d) A principal causa da Reforma foi a insatisfação dos fiéis com relação ao uso das indulgências como instrumento de riqueza da Igreja católica.
e) A concepção do universo proposta por Copérnico, ao deslocar a Terra para uma posição secundária no sistema solar, provocou intensa reação dos meios eclesiásticos.

04)(MACK 02) A partir do século XIV, ao mesmo tempo em que os renascentistas se dedicavam ao estudo das línguas clássicas, diferentes dialetos davam origem às línguas nacionais. Esse fenômeno foi um importante passo na formação de uma identidade nacional e cultural. Alguns poetas e escritores deixaram de empregar o latim em suas criações literárias, substituindo-o pela língua falada na própria região. Dentre esses escritores e poetas destacamos:
a) o escritor italiano Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, considerado por muitos um precursor do Renascimento literário na Itália.
 b) o francês Jacques Bonhomme, autor de A Jacquerie, obra que inspirou muitos camponeses a se revoltarem contra seus senhores.
c) o florentino Fillipo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria Del Fiore.
d) o alemão Johann Gutenberg, que ficou famoso ao inventar os tipos móveis de chumbo, que permitiam uma tiragem de impressos em  números  inimagináveis até a sua época.
e) Jan van Eyck, holandês, cuja extraordinária técnica, na absoluta precisão de detalhes, vem do analítico, naturalismo dos anteriores miniaturistas flamengos.

05)(GV 2000) “Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as Elites redescobriam Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, de Lourenço de Médicis, a quase totalidade da população européia continuava analfabeta. Praticamente alheia à matematização do tempo, tinha seu trabalho regido por galos e pelos sinos (...) a vida continuava pautada por ritmos sazonais.” (Laura de Mello e Souza).
A partir do texto acima, podemos afirmar que:
a) a transição, da transcendência à imanência, da verticalização à horizontalização, realizou-se plenamente no Renascimento;
b) a experiência renascentista foi vivida por todos os povos da Europa simultaneamente;
c) a matematização do tempo, assim como as redescobertas de Aristóteles e Platão, foram experiências vividas primeiramente pelas elites letradas;
d) a democratização do saber letrado foi a principal característica da primeira fase do Renascimento;
e) a Europa burguesa viu com temor a propagação do ideal renascentista.   

06)(FUVEST 96) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) Perspectiva geométrica e a pintura à óleo.             
b) As vidas de santos e o afresco. 
c) A representação do nu e as iluminuras.
d) As alegorias mitológicas e o mosaico.
e) O retrato e o estilo romântico na arquitetura.

REFORMA

01)(ESPM Julho 08) “Erasmo de Rotterdam (1466-1536), considerado o ‘príncipe dos humanistas’ usou de uma linguagem simples e elegante para esclarecer problemas teológicos e superar a angústia metafísica da Europa, de sua época. Nesse contexto, desprezando as superadas doutrinas escolásticas, escreveu Elogio da Loucura, obra em que denuncia algumas atividades da Igreja e a imoralidade do clero”.  (Claudio Vicentino. História Geral)
A respeito da relação entre Erasmo de Rotterdam, o Renascimento Cultural e a Reforma Religiosa, é correto assinalar:
a) Erasmo foi um precursor da Reforma Religiosa e acabou liderando a implantação do luteranismo nos Países Baixos.
b) Erasmo foi o grande vulto do renascimento literário e filosófico dos Países Baixos e propunha que a Igreja Católica se auto-reformasse.
c) Ao buscar conciliar o racionalismo renascentista com o cristianismo, Erasmo aderiu e apoiou o calvinismo em Genebra.
d) Interlocutor de Thomas Morus, o autor de Utopia, Erasmo apoiou a implantação do anglicanismo por Henrique VIII, na Inglaterra.
e) Ao assumir a condição de defensor público de Lutero e de outros reformadores, Erasmo foi perseguido e condenado pela Inquisição.

02)(IBEMEC 06) A Reforma Religiosa, surgida na Alemanha no século XVI, foi um dos marcos da passagem do feudalismo para o capitalismo. Sobre esse movimento, é correto afirmar que:
a) teve início com o monge Martinho Lutero, que contestava a venda de indulgências pela Igreja Católica e defendia que a fé era o elemento fundamental para a salvação do indivíduo.
b) foi um movimento da Igreja Católica que visava combater o protestantismo que avançava na Europa e culminou com a perseguição aos inimigos da igreja pelo Tribunal do Santo Ofício.
c) foi um movimento iniciado por Calvino em 1517, após publicar 95 teses que atacavam a Igreja Católica, o poder do Papa, a venda de relíquias e o culto aos santos.
d) foi um movimento de cunho religioso, econômico e social, iniciado por John Wycliffe que condenava o acúmulo de capital como forma de obtenção do paraíso celestial.
e) teve início com a tentativa da Igreja Católica de combater as heresias de grupos como os albigenses e cátaros, que desafiavam o poder papal e alguns dogmas da Igreja Católica.

03)(UFSCAR 01) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma 
a) o auto martírio da carne como meio de purificação dos pecados.
b) a necessidade da concessão da graça divina para a salvação dos homens.
c) a superioridade do poder religioso sobre os negócios do Estado.
d) a necessidade de obras meritórias e santas para a salvação das almas.
e) a autoridade da instituição religiosa na absolvição dos pecados humanos.

04)(UFTM 07) Leia os trechos: “O processo de transformações (...) ocorridas na Europa ocidental, a partir do século XI, culminou no século XVI com uma grande revolução espiritual. Essa revolução, que eclodiu sob a forma de movimentos de contestação à autoridade e ao poder da Igreja de Roma, tomou o nome genérico de Reforma Protestante. O processo histórico que levou à centralização monárquica na Europa ocidental deu origem (...) às monarquias nacionais. (...) Em sua dinâmica (...) o rei continuou a acumular poderes cada vez mais amplos e de maior alcance. Desse processo surgiu, no curso do século XVI, em vários lugares da Europa, um novo tipo de formação política: o Estado absolutista”.    (Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise, História Moderna e Contemporânea)
Durante o século XVI, a grande revolução espiritual relacionou-se à nova formação política, pois essa revolução
a) dividiu a Europa em dois grandes blocos, o católico, sob a hegemonia da França, e o protestante, sob a da Holanda, países onde se implantou o absolutismo de direito divino.
b) garantiu a transferência das rendas arrecadadas pela Igreja católica para os Estados monárquicos, o que assegurou o enriquecimento, por exemplo, do Império alemão.
c) não só retardou a consolidação do absolutismo, como na França, devido às guerras de religião, mas também fortaleceu os reis, como no caso da criação da Igreja anglicana na Inglaterra.
d) permitiu aos monarcas a escolha da religião de seus súditos, favorecendo, por exemplo, a afirmação das monarquias absolutistas ibéricas, que aderiram ao protestantismo.
e) estimulou conflitos entre países com religiões diferentes, o que gerou a Guerra dos Trinta Anos e, conseqüentemente, contribuiu para consolidar o absolutismo no Sacro Império.

05)(PUC RJ 02) A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a luterana, a calvinista e a anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas,  observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:
a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.        
b) ausência de hierarquia eclesiástica.                                   
c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.
d) afirmação da primazia da Igreja sobre o Estado.

e) crítica às estruturas sociais vigentes.

06)(FUVEST 05) “Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia”. Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679)
a) ironiza uma das conseqüências da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
b) alude à atitude do papado, o qual por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a Bíblia.
c) elogia a decisão dos reis Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias igrejas.
d) ressalta o papel positivo da liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico.
e) critica a diminuição da religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas protestantes.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

07)(UFMG 08) Leia estes trechos:
I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar.”
II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino...”
III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
a) católica, anglicana e ortodoxa.                
b) luterana, anglicana e calvinista.  
c) ortodoxa, luterana e católica.  
d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.

08)(UNICENTRO 09) Em 1545, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, uma reunião de bispos e autoridades, que tinha por finalidade, EXCETO
a) reafirmar todos os dogmas e práticas ritualísticas vigentes na Igreja Católica.
b) criar seminários para uma formação mais rigorosa do clero, corrigindo-lhe os abusos.
c) reorganizar o Tribunal da Inquisição, como forma de guiar os fiéis no cumprimento dos dogmas católicos.
d) fortalecer a hierarquia da Igreja Católica, sem no entanto confirmar a supremacia papal.
e) definir que somente a Igreja Católica tinha o poder de interpretar a Sagrada Escritura.

09)(UFJS 06) No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a “salvação da humanidade”, através da conquista e colonização de novas terras. Qual dos eventos abaixo NÃO faz parte deste contexto?
a) O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
b) A criação do Index Librorum Proibitorum, que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
c) A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.
d) O Padroado Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
e) A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.

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