quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REVISÃO DE CONTEÚDO

A partir de hoje, até o final de novembro, quando ocorre a primeira fase da fuvest, vou postar alguns exercícios de revisão, por ordem cronológica, começando com a História Geral. Quem já está fazendo a revisão, pode também fazer esses exercícios como reforço.
O gabarito eu forneço depois, para não influenciar na resolução. Dúvidas? é só envia-lás.

ANTIGUIDADE ORIENTAL


01)(FUVEST 2000) Ao longo de toda a Idade Média e Moderna, a Sicília foi invadida e ocupada por bizantinos, muçulmanos, normandos e espanhóis. Na Antiguidade por sua
a) fertilidade e posição estratégica no Mediterrâneo Ocidental, a ilha foi disputada e dominada por gregos, cartagineses e romanos.
b) fertilidade e posição estratégica, a ilha tornou-se o centro da dominação etrusca no Mediterrâneo Ocidental.
c) aridez e pobreza, a ilha apesar de visitada por gregos, cartagineses e romanos, não foi por estes dominada.
d) extensão e fertilidade, a ilha foi disputada pelas cidades gregas até cair sob o domínio ateniense após a Guerra do Peloponeso.
e) proximidade do continente, aridez e ausência de riquezas minerais, a ilha foi dominada somente pelos romanos.

02)(MACK 05) Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
a) o modo de produção escravista, no qual um governo despótico controlava a construção de obras hidráulicas, utilizando somente o trabalho escravo.
b) o modo de produção servil, resultante da imensa influência religiosa do faraó, o supremo sacerdote, que deveria ser adorado e servido por todos os seus súditos.
c) o modo de produção asiático, baseado no Estado despótico onde predominava a servidão coletiva, na qual o indivíduo trabalhava a terra como membro da comunidade e servia, dessa maneira, ao Estado.
d) o sistema de servidão coletiva, sendo os membros da comunidade submetidos aos trabalhos ligados à construção de sistemas hidráulicos, para a distribuição comunitária da produção agrícola resultante.
e) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito.

03)(IBMEC Junho 03) Em abril de 2003, o escritor Alberto Manguel expressou, em artigo no jornal The New York Times (reproduzido no jornal O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 26/04/2003), sua preocupação com os saques ocorridos no Museu Nacional do Iraque durante a Guerra do Golfo. Entre os objetos roubados estavam blocos de argila de cerca de 4.000 a C. que testemunhavam o início da escrita na história humana. Vários sítios arqueológicos importantes foram bombardeados durante a guerra destruindo importantes registros de uma das primeiras civilizações. Essa civilização que floresceu na região do atual Iraque foi:
a) a civilização egípcia estabelecida nas margens do rio Nilo, que deixou vários registros escritos, através dos hieróglifos que se tornaram a base de toda a escrita antiga.
b) o Império Babilônico, formado na bacia do rio Halys, que criou um tipo de escrita cuneiforme para fins administrativos, que influenciou boa parte dos povos da região.
c) a Mesopotâmia, localizada no vale dos rios Tigre e Eufrates, que desenvolveu um tipo de escrita cuneiforme voltada inicialmente para a administração das cidades.
d) a Fenícia, que com o desenvolvimento do comércio e navegações, utilizava uma forma simples de escrita cuneiforme e hieróglifos.
e) os Hebreus, que tiveram sua sociedade baseada nos escritos religiosos que deram origem a Bíblia, a Torá e o Alcorão.

04)(FGV 01) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;        
b) o monoteísmo e a agricultura;
c) o comércio e o politeísmo;                                
d) as Cidades-estados e o monoteísmo;
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.

Nenhum comentário: