terça-feira, 26 de junho de 2012

DICA DE FILME – DANÇA COM LOBOS




Vencedores do Oscar #1990

Dirigido por Kevin Costner.

Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant, Floyd “Red Crow” Westerman, Tantoo Cardinal, Robert Pastorelli, Charles Rocket, Maury Chaykin, Jimmy Herman, Nathan Lee Chasing Horse, Michael Spears, Jason R. Lone Hill, Tony Pierce e Tom Everett.

Roteiro: Michael Blake, baseado em livro de Michael Blake.

Produção: Kevin Costner e Jim Wilson.

Filme maravilhoso, premiadíssimo. Vocês nem vão sentir que é um “longa”. “Segundo a lenda, Costner não aceitou a imposição do estúdio de reduzir o filme para, no máximo, duas horas e vinte de projeção. A teimosia do cineasta foi fundamental. Dança com Lobos, ao contrário de outras dezenas de produções, tem a sua longa duração totalmente justificada, uma vez que ela ajuda a transmitir a veracidade da aproximação e da amizade entre Dunbar (Costner) e os Sioux. A relação é construída com calma, pouco a pouco, e, exatamente por essa razão, torna-se real. Fosse o filme mais curto, o relacionamento entre o protagonista e a tribo – que é, de fato, a essência de toda a história – poderia parecer acelerada demais, perdendo a credibilidade e acabando com qualquer ambição artística que a obra possuísse.” (Silvio Pilau do site cineplayers).

Um dos poucos filmes no qual os índios americanos não são retratados como vilões. O filme retrata a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte no contexto da Guerra de Secessão, mas o militar norte americano acaba se envolvendo com os índios Sioux, assimilando com profundo respeito e sensibilidade a sua cultura.


Ah! O trailer é inglês! Vão treinando....mas corram para a locadora.

GABARITOS


GABARITO DOUTRINAS SOCIAIS

01 - E
05 - E
09 - C
13 - A
02 - E
06 - B
10 - A

03 - B
07 - C
11 - C

04 - E
08 - A
12 - E




GABARITO EUA NO SÉCULO XIX

01 - A
07 - D
13 - C
02 - B
08 - C
14 - B
03 - C
09 - D
15 - C
04 - E
10 - C
16 - B
05 - C
11 - E
17 - D
06 - E
12 - B
18 - C


sábado, 16 de junho de 2012

GABARITOS BRASIL


EXPANSÃO TERRITORIAL

01 - B
03 - C
05 - A
07 - D
09 - A
11 - B
13 - B
02 - A
04 - A
06 - E
08 - D
10 - B
12 - E




CRISE DO SISTEMA COLONIAL

01 - C
04 - E
07 - A
10 - C
13 - D
02 - D
05 - A
08 - C
11 - A
14 - D
03 - D
06 - D
09 - C
12 - A
15 - D


sexta-feira, 15 de junho de 2012

GABARITOS


GABARITO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

01 - D
06 - C
11 - D
02 - B
07 - E
12 - C
03 - D
08 - C
13 - C
04 - A
09 - C
14 - D
05 - C
10 - E
15 - E



GABARITO REVOLUÇÃO FRANCESA

01 - E
08 - D
15 - A
02 - C
09 - B
16 - A
03 - E
10 - B
17 - E
04 - C
11 - D
18 - A
05 - E
12 - A
19 - A
06 - A
13 - C
20 - D
07 - D
14 - C
21 - A



GABARITO ERA NAPOLEÔNICA

01 - A
05 - A
09 - A
02 - B
06 - D
10 - B
03 - A
07 - D
11 - E
04 - E
08 - A




GABARITO INDEPENDÊNCIAM AMÉRICA ESPANHOLA

01 - A
07 - A
13 - E
19 - E
02 - A
08 - B
14 - C
20 - B
03 - A
09 - A
15 - E
21 - E
04 - B
10 - E
16 - C
22 - E
05 - C
11 - C
17 - D
23 - C
06 - E
12 - E
18 - C




GABARITO REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX

01 - C
05 - A
02 - D
06 - E
03 - C
07 - B
04 - B
08 - A


terça-feira, 5 de junho de 2012

O FALSO FAUSTO


A historiadora Laura de Mello e Souza, analisando a sociedade mineradora do século XVIII, considerou as festas religiosas ali realizadas, um elemento de manipulação social. A pompa e o fausto expressavam a riqueza colonial, a euforia coletiva, numa sociedade em que a maioria era de pessoas desclassificadas, desde escravos até homens livres e pobres.
A festa barroca agradava os sentidos do povo. Ela criara a falsa impressão de que a riqueza é algo desfrutado por todos, ocorrendo a “neutralização dos conflitos e diferença, criando a ilusão de que a sociedade mineira era rica e igualitária”. Ou seja, todo o fausto e ostentação eram falsos.

Segundo a historiadora:
“Parece não ter limites a pompa então presenciada por Vila Rica: danças, alegorias, cavalhadas, figuras a cavalo representando os Quatro Ventos, todos luxuosamente vestidos e enfeitados com pedras preciosas. O bairro do Ouro Preto, onde se situava a Matriz, também foi representado, ao lado da Lua, das Ninfas, de Marte, de Vênus, de Mercúrio, de Júpiter, do Sol, da Estrela d'Alva e da Vespertina, entre muitas outras figuras. O Conde das Galvêas, governador das Minas, assistiu às festas juntamente com ‘toda a Nobreza, e Senado da Câmara’, e Simão Ferreira Machado diz não haver lembrança ‘que visse o Brasil, nem consta, que se fizesse na América ato de maior grandeza’.” (Adaptado de SOUZA, Laura de Mello e. "Desclassificados do Ouro". Rio de Janeiro, Graal, 1990, pp. 20-23)

Agora é com vocês. Está aí um teste da Uff de 2005, já com o gabarito da alternativa correta.
“ As festas e as procissões religiosas contavam entre os grandes divertimentos da população, o que se harmoniza perfeitamente com o extremo apreço pelo aspecto externo do culto e da religião que, entre nós, sempre se manifestou (...). O que está sendo festejado é antes o êxito da empresa aurífera, do que o Santíssimo Sacramento. A festa tem uma enorme virtude congraçadora, orientando a sociedade para o evento e fazendo esquecer da sua faina cotidiana.(...). A festa seria como o rito, um momento especial construído pela sociedade, situação surgida "sob a égide e o controle do sistema social" e por ele programada. A mensagem social de riqueza e opulência para todos ganharia, com a festa, enorme clareza e força. Mas a mensagem viria como cifrada: o barroco se utiliza da ilusão e do paradoxo, e assim o luxo era ostentação pura, o fausto era falso, a riqueza começava a ser pobreza, o apogeu decadência" (Adaptado de SOUZA, Laura de Mello e. "Desclassificados do Ouro". Rio de Janeiro, Graal, 1990, pp. 20-23) Segundo a autora do texto, a sociedade nascida da atividade mineradora, no Brasil do século XVIII, teria sido marcada por um "fausto falso" porque:
a)
a mineração, por ter atraído um enorme contingente populacional para a região das Gerais, provocou uma crise constante de subalimentação, que dizimava somente os escravos, a mão de obra central desta atividade, o que era compensado pela realização constante de festas;
b)
o conjunto das atividades de extração aurífera e de diamantes era volátil, dando àquela sociedade uma aparência opulenta, porém tão fugaz quanto a exploração das jazidas que rapidamente se esgotavam;
c)
existia um profundo contraste entre os que monopolizavam a grande exploração de ouro e diamantes e a grande maioria da população livre, que vivia em estado de penúria total, enfrentando, inclusive, a fome, devido à alta concentração populacional na região;
d)
a riqueza era a tônica dessa sociedade, sendo distribuída por todos os que nela trabalhavam, livres e escravos, o que tinha como contrapartida a promoção de luxuosas cerimônias religiosas, ainda que fosse falso o poderio da Igreja nesta região;
e)
a luxuosa arquitetura barroca era uma forma de convencer a todos aqueles que buscavam viver da exploração das jazidas que o enriquecimento era fácil e a ascensão social aberta a todas as camadas daquela sociedade.

Alternativa C.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

GABARITOS




ILUMINISMO

01 - B
04 - D
07 - B
10 - E
13 - A
16 - E
02 - D
05 - E
08 - E
11 - D
14 - A
17 - E
03 - B
06 - D
09 - B
12 - A
15 - A
Mack - C



INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

01 - C
05 - D
09 - D
13 - B
02 - B
06 - C
10 - A
14 - A
03 - C
07 - E
11 - C
15 - A
04 - D
08 - E
12 - A
16 - C



INVASÕES HOLANDESAS

01 - A
04 - B
07 - B
10 - A
13 - E
02 - D
05 - E
08 - A
11 - D

03 - C
06 - D
09 - C
12 - D




MINERAÇÃO

01 - A
04 - C
07 - E
10 - B
13 - A
16 - B
19 - A
02 - C
05 - C
08 - B
11 - B
14 - E
17 - A
20 - A
03 - A
06 - E
09 - B
12 - D
15 - D
18 - E
21 – A

22 - C